Especialistas preveem crescimento de 30% no segmento até 2024. Demanda do cliente por autoatendimento e assistência 24 horas por dia explicam a alta

Com a consolidação do atendimento híbrido, ou seja, com atendentes virtuais e humanos, as empresas equilibram a assertividade das máquinas com o calor humano. Assim, cliente e corporação saem ganhando.

Enquanto as máquinas executam o repetitivo e processual, as pessoas pensam em soluções criativas, atuam com o acolhimento e identificam oportunidades.

Nos últimos anos, o que vemos é a alta adoção de estruturas que agilizem processos para lapidar a experiência, com isso, o recurso dos robôs de conversação está em evidente crescimento, como por exemplo, os agentes virtuais e o chatbots.

Mercado em crescimento

Dados indicam que em 2020, chegamos à marca de 101 mil bots ativos no Brasil, com mais de 2,2 bilhões de mensagens trocadas, sendo o WhatsApp o principal canal dessa atuação. A expansão do segmento tem a ver com a necessidade urgente de humanização, ao mesmo tempo em que a pandemia de Covid-19 exigia medidas como o distanciamento e o isolamento social.

Por estarem isoladas nas suas casas, principalmente no auge da pandemia, as pessoas passaram a precisar cada vez mais de atendimentos eficientes e empáticos, mesmo que a distância e por meio digitais. O mercado de chatbot e agentes virtuais deverá crescer de US$ 2,6 bilhões em 2019 para US$ 9,4 bilhões em 2024, taxa composta de crescimento anual de 29,7%, apontam pesquisas da consultoria indiana MarketsandMarkets.

Justamente o engajamento e a retenção do cliente são projetados para se tornarem uma área de aplicação crucial em qualquer empresa, que necessitará implantar soluções de atendimento virtual. Itens demonstrados num estudo realizado pelo Gartner afirmam que até 2022, 70% de todas as interações com clientes envolvem novas ferramentas, como agentes virtuais, chatbots, Machine Learning e mensagens pelo celular.

As vantagens dos Agentes Virtuais

Os Agentes Virtuais Sinergytech são operacionalizados em plataformas de fácil acesso e aprendizado, de forma que sua utilização é intuitiva e sua interface amigável, o que facilita a operação e gestão da ferramenta. É neste ambiente que os Agentes Virtuais Sinergytech possibilitam:

  • Alta disponibilidade!
  • Automação eficaz do atendimento, gerando qualidade expressiva através da uniformidade e performance em cada contato com o cliente;
  • Atendimento humanizado e integração à inteligência artificial;
  • Vocalização de valores e variáveis de forma natural e fluída, sem necessidade de uso acentuado de TTS;
  • Totalmente customizável, o que permite personalizações tailor-made para quaisquer necessidades, como: layout de mailing, exportação de chamadas, dump de dados, entre outros;
  • Escalonável, de forma que atende a necessidade de pequenas, médias e grandes empresas, respeitando a capacidade de investimento de cada uma delas;
  • Possui algoritmo de classificação em camadas inteligentes, para detecção de voz humana e diferenciação de atendimentos eletrônicos;
  • Configurações de renitência personalizáveis por classificação de chamadas e interações;
  • Integração documentada e facilitada com WebServices, APIs e bancos de dados externos;
  • Disponibiliza inúmeros relatórios, Tela de B.I., que servirão de base para tomadas de decisões;
  • Custo zero para gravação com nossos locutores, personalizações e desenvolvimentos de novos Fluxos;
  • Redução significativa dos Custos Operacionais, proporcionando resultados mais expressivos;
  • O melhor custo x benefícios do mercado, além de um modelo de negócio especial.

E os ChatBots?

Os Chatbots são programas de computador com o intuito de simular um ser humano durante o atendimento ao cliente. Os programas tentam responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador, de maneira mais empática e personalizada.

Ainda assim, as empresas que contam com os Chatbots não abrem mão dos atendentes humanos e, com a consolidação do atendimento híbrido, essa integração entre atendentes virtuais e pessoas tende a fazer as empresas equilibrar a assertividade das máquinas com o calor humano.

Enquanto as máquinas executam o repetitivo e processual, e ficam com trabalhos de menor complexidade, as pessoas pensam em soluções criativas, atuam com o acolhimento e identificam novas oportunidades.

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