Em uma empresa de cobrança, a forma utilizada para abordar o cliente faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da operação, daí a nossa convicção de que um recurso muito importante a ser implementado em qualquer Call Center é a cobrança amigável. Você já ouviu falar neste termo?

A cobrança amigável é uma ação extrajudicial para recuperar um crédito. Esta modalidade de cobrança é realizada por meio de conversas tranquilas, empáticas e educativas, pois visa entender os motivos apresentados pelo credor e buscar a melhor solução para sua inadimplência.

Portanto, neste tipo de ligação, não há lugar para um tom agressivo ou ameaçador, já que o objetivo principal é chegar a um acordo de pagamento que esteja dentro das possibilidades do cliente. Além do que, dois outros fatores devem ser considerados:

1. A cobrança amigável é amparada por lei

O Código de Defesa do Consumidor, lei nº 8.078, traz, em 2 artigos, regramentos e proibições de constrangimentos no ato da cobrança:

  • Artigo 42:

Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

  • Artigo 71:

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas, ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Por isso, ao descumprir essas exigências previstas em lei, a empresa estará sujeita às penalidades. Assim a cobrança amigável é sempre o melhor caminho para a recuperação de crédito.

2. A cobrança amigável tem a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada dos Agentes Virtuais Sinergytech, que utilizam voz humanizada, empática e conciliadora nas ligações e interações com os clientes.

Pela voz, emitimos as nossas emoções e sensações e, da mesma forma, o cliente espera da empresa de cobrança a mesma emoção e compreensão quanto a sua situação. Assim, os Agentes Virtuais Sinergytech são programados pelos designers de voz para uma conversa fluída, dentro do tom ameno e amigável que uma cobrança necessita.

Além disso, o Agente Virtual Sinergytech tira esta marca robotizada dos Call Centers e traz à empresa de cobrança um atendimento humanizado que gera economia, agilidade, produtividade nas ligações e alta taxa de sucesso nas negociações.

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