Normativa da Anatel já está em vigor e preocupa as empresas de call center

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) editou o Ato nº 10.413 (Procedimento Operacional para Utilização de Recursos de Numeração), que estabelece o uso do prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo, ou seja, que se refere a oferta de produtos ou serviços através de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Neste momento, a medida é válida apenas para chamadas realizadas por meio de telefonia móvel.

A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) manifestou-se publicamente com insatisfação diante da mudança, cuja justificativa envolve o bloqueio em massa dos números de telemarketing, possibilitando o aumento dos planos de operadoras. Além disso, as empresas que atuam neste setor podem ser prejudicadas com a queda no número de vendas, interferindo diretamente na elevação do desemprego.

Diante deste cenário com a obrigatoriedade do prefixo 0303, é importante que as empresas de call center se adequem a nova realidade, visando minimizar os impactos no setor, mas priorizando o atendimento de qualidade ao cliente, sem invadir a privacidade de quem está do outro lado da linha. Este é um fator imprescindível que deve ser reforçado com os operadores de telemarketing.

Discadores inteligentes

O investimento em sistemas e discadores inteligentes, como os agentes virtuais, que aumentam o número de chamadas por minuto é uma solução que pode evitar um impacto gigantesco entre as empresas de call center. A probabilidade de um atendimento é maior, mesmo com o prefixo 0303 sendo exibido, e garante que ao atender a chamada, a pessoa está disposta a ouvir a oferta de produtos ou serviços.

Neste contexto, a qualidade do atendimento é a peça-chave para a efetividade. É fundamental que a argumentação seja assertiva, porém, sem ser invasiva, destacando os benefícios que o possível cliente pode ter ao adquirir o que está sendo ofertado.  Deste modo, os descontos são atrativos que impulsionam as vendas.

Quer conhecer melhor como funciona o nosso Agente Virtual?

Se você ficou curioso em saber mais sobre os agentes virtuais, como eles operam e mais detalhes sobre o seu funcionamento, a SinergyTech tem uma apresentação detalhada para você – Apresentação