Recente pesquisa divulgada na edição 2022 do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, elaborada pelo portal Mobile Time, apontou que o Brasil possui atualmente 58 mil chatbots em atividade, trocando 4,5 bilhões de mensagens/mês.
O mesmo estudo trouxe dados bem interessantes quanto a efetividade destes bots, veja:
- 52% das empresas do Brasil já usam um agente virtual para atendimento ao cliente;
- 62% das empresas observaram um aumento no seu faturamento depois que adotaram um atendimento via bot;
- 81% dos empresários afirmaram que os agentes virtuais de atendimento geraram redução de custos na operação.
Outro estudo, realizado pela empresa MarketsandMarkets, apontou que o mercado de chatbots e agente virtual deverá crescer 30% por ano até 2024. Uma terceira pesquisa da Infobip, chamada Navegando na Experiência do Cliente Pós-Pandemia, apontou que 69% dos consumidores ficaram satisfeitos com o atendimento virtual.
Vantagens de ter um agente virtual na sua empresa:
- Disponibilidade 24/7: os Agentes Virtuais e WhatsApp bots estão sempre disponíveis para os clientes;
- Escalabilidade: os Agentes Virtuais são desenvolvidos com a capacidade expandida para atender várias solicitações de clientes ao mesmo tempo;
- Predição dos contatos: por meio da inteligência artificial e dos algoritmos, o discador preditivo do Agente Virtual seleciona os contatos mais qualificados para o core business da empresa, repassando ao atendimento humano apenas as ligações atendidas com alto grau de resultado satisfatório;
- Aumento na conversão: a taxa de conversão melhora muito quando se tem o discador preditivo trazendo para os atendentes as ligações mais qualificadas. Outra vantagem é tornar o trabalho dos agentes menos cansativo, pois todo o processo de discagem é automático;
- Atendimento humanizado: esqueça as vozes robotizadas. As tecnologias atuais são capazes de gerar um Agente Virtual com voz humana, gerando contatos muito mais assertivos, intuitivos e empáticos com o seu cliente, criando uma relação de confiança e com maiores chance de sucesso em uma ligação, por exemplo, de negociação de dívida ou venda.
- Melhora da experiência do cliente: os agentes virtuais podem fornecer uma experiência de atendimento ao cliente rápida e conveniente, o que pode melhorar a percepção do cliente sobre a marca e aumentar a fidelidade.
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