Nordeste e classes D e E lideram os acessos à internet via celular por usuário, segundo TIC Domicílios 2022, o que aponta uma oportunidade de crescimento aos contact centers

É fato que o uso das tecnologias está mais acessível a grande parte da população. O dado é corroborado pela pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A última pesquisa, TIC 2022, traz dados importantes sobre acesso à internet, habilidade digital, serviços prestados via internet e pagamentos on-line. É nestes itens que vamos nos atentar ao longo do texto, já que é matéria de grande interesse da Sinergytech e seus parceiros.

Celular lidera como meio de acesso à internet

A pesquisa TIC Domicílios 2022 apontou que os aparelhos celulares são os meios mais utilizados para acessar à internet pelos usuários brasileiros (99%), seguido da Smart TV (55%) e dos computadores (38%). Estes números demonstram claramente que o brasileiro aderiu à mobilidade e a facilidade de usar a internet pelo celular.

Acerca do uso da internet para transações financeiras (acesso ao banco, pagamento de contas, transferências), 51% dos brasileiros usaram a internet para resolver pendências financeiras. Em relação ao comércio eletrônico, em 2022, 67 milhões de brasileiros efetuaram compra on-line (45% dos usuários conectados).

Agora vem os dados mais interessantes ainda. Destes usuários que usaram o comércio eletrônico, as formas de pagamento em 2022 foram: 73% com cartão de crédito, 66% com PIX, 43% via boleto bancário e 36% via transferência eletrônica. O que estas porcentagens trazem de análise: embora o PIX venha ganhando a predileção dos brasileiros, o uso do cartão de crédito ainda predomina, o que pode acarretar alta inadimplência quanto ao pagamento das faturas junto aos bancos.

Nordeste e classes D e E se destacam na TIC Domicílios 2022

Quando o recorte da pesquisa traz o levantamento de acesso à internet apenas pelo celular, o Nordeste se destaca com 71% de usuários conectados, seguido da região Norte, com 65%. Em relação à escolaridade, 92% da população declarada analfabeta ou apenas com ensino infantil usa o dispositivo móvel.

Seguindo a leitura dos dados, os idosos acima de 65 anos representam 75% dos usuários conectados exclusivamente pelo celular e, as classes D e E predominam em 84% dos brasileiros que usam o smartphone. Geralmente, esta faixa populacional possui mais dificuldade de acesso à crédito e, quando obtém, devido às suas condições de vulnerabilidade e baixa renda, enfrentam mais obstáculos para honrar os pagamentos das parcelas.

Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país contava com 71,45 milhões de brasileiros nesta situação, cerca de 43,78% da população.

Assim, porque estes dados são importantes: estes recortes trazidos em relação ao Nordeste, classes D e E e baixa escolaridade é que compõem a principal faixa de clientes contactados pelos contact centers espalhados pelo Brasil, que buscam estes indivíduos para celebrar os acordos financeiros pendentes. E mais, a pesquisa TIC Domicílios 2022 comprova que esta faixa populacional, estando mais conectada, espera resolver as suas pendências de forma digital e on-line, com mais agilidade e resolutividade.

Caso você queira acessar a pesquisa TIC 2022, na versão que foi divulgada à imprensa, clique aqui.

Quer saber mais sobre cobrança amigável, leia um artigo sobre o tema clicando aqui.

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Artigo escrito por Thiago Brandão, jornalista, especialista em Comunicação e Marketing Digital, responsável pela comunicação da Sinergytech

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